quarta-feira, 7 de abril de 2010

2010 ANO INTERNACIONAL DA BIODIVERSIDADE


Já Stavros Dimas, comissário Europeu do Ambiente, dissera uma vez que "parar a perda de biodiversidade é uma absoluta prioridade para a União Europeia e um objectivo essencial para a Humanidade".
Por isso, os líderes europeus estabeleceram o objectivo de travar a perda de biodiversidade na Europa e a recuperação dos habitats e sistemas naturais até 2010 – ano que ficará inteiramente marcado pelas comemorações dedicadas ao tema. Para o efeito, Portugal está a criar uma Comissão Nacional, que será presidida pelo Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade.
Para o Ano Internacional da Biodiversidade, está previsto um conjunto de políticas a nível nacional, comunitário e europeu. Segundo a Agência Europeia do Ambiente (AEA), as várias políticas incidem em medidas de protecção específicas para espécies e habitats importantes.

Fonte da Secretaria de Estado do Ambiente adiantou ao «Ciência Hoje» existirem duas propostas concretas de programação (Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genénicos e Centro de Biologia Ambiental) para a criação de uma comissão nacional, restando definir um calendário único.

A mesma fonte acrescentou que para além de um ciclo de debates, comemorações e visitas a áreas de maior diversidade, ainda poderá existir "uma articulação com o país vizinho, já que Portugal partilha uma área de geo-biodiversidade, com Espanha".
In: http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=37851&op=all

Para veres as DIRECTRIZES GERAIS clica aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário