Ao longo da vida vais ter de realizar muitos trabalhos de pesquisa e recolha de informação.
Para isso, vários são os obstáculos que tens de superar:
- Como e por onde começar?
- Onde encontrar a informação necessária?
- O que fazer com essa informação?
- Como organizar e apresentar a informação?
Deixamos-te aqui algumas dicas baseadas no Modelo Big 6. Este modelo indica-nos as seis principais etapas que devemos seguir para recolher informação de forma eficaz.
Este Modelo organiza-se em seis etapas:
Dica: não escolhas um tema muito vasto. Mesmo que o tema seja geral, procura tratá-lo de forma a reduzires o âmbito da pesquisa. Ex.: em vez de um trabalho sobre a poluição, escolhe um trabalho sobre um determinado tipo de poluição, e, se possível, restringe o seu âmbito geográfico à tua freguesia ou cidade.
Deverás estabelecer um plano de trabalho e definir o tempo máximo para completar cada um dos passos.
Como e onde devo procurar?
Quais são as fontes de informação disponíveis?
Quais são as melhores?
Quais são os métodos alternativos de obter informação?
No biblioteca da escola podem ajudar-te a definir uma estratégia de pesquisa, indicando-te os sítios onde podes encontrar informações sobre o tema do teu trabalho. Não te esqueças de que, além da Internet, tens disponíveis os livros da biblioteca, enciclopédias, jornais, revistas, etc. Aprende a identificar para cada tema a fonte de informação que te poderá ser mais útil.
Tenta encontrar um conjunto de palavras-chave para usares na tua pesquisa.
Deverás extrair a informação necessária tomando notas, fazendo resumos, preenchendo uma grelha, fazendo um esquema ou um gráfico, registando numa base de dados, etc. Deverás descartar a que não é relevante.
Dica: à medida que vais tomando notas, não te esqueças de ires referenciando o autor dessa informação, para depois a incluíres na Bibliografia. Tens na Biblioteca um guia que ensina a fazer correctamente citações e bibliografias.
Deverás proceder à reestruturação e reorganização da informação dentro de uma nova e diferente forma. Não te limites a reproduzir o que leste ou o que copiaste da Internet. Para o professor têm muito valor as tuas opiniões e conclusões, fundamentadas na informação que reuniste, do que a cópia do que outros fizeram.
O plágio (utilizar trabalhos feitos por outras pessoas e apresentá-los como se fossem nossos), além de ser desonesto, é punível por lei por violar os direitos de autor. Sempre que no teu trabalho utilizares textos de outras pessoas, deverás colocá-los entre aspas e dizer quem foi o seu autor (através de uma nota de rodapé ou na Bibliografia).
6. Avaliação.
A tarefa está completa?
Corresponde às expectativas do professor?
Poderia ter feito melhor?
O que foi que aprendi?
Obtive a informação de que se necessitava?
A informação que encontrei correspondia às necessidades identificadas na primeira etapa?
Sem comentários:
Enviar um comentário